"A Vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e a peça termine sem aplausos."(Charles Chaplin)

Contador de Visitas

terça-feira, 8 de maio de 2012

ESVAZIANDO OS ARMÁRIOS DE NOSSA VIDA ...



Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.

Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado. Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido "espetacular" ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos. Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porque.

Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.

Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente. Dê uma olhada séria no que anda guardando lá.

Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia. Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.

Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento. A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas.

Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais. Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior". Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.

Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve. Liberdade de experimentar o desapego. Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.

Wilson Meiler
(psicanalista, palestrante motivacional e autor de vários livros dentre os quais o best-seller "De Bem com Você, De Bem com a Vida")

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A COISA MAIS IMPORTANTE


A coisa mais importante que você possui hoje,
é o dia de hoje.   O dia de hoje, mesmo que esteja
espremido entre o ontem e o amanhã, deve merecer
total prioridade.
Só hoje você pode ser feliz...
O amanhã ainda não chegou... e já é muito tarde para
ter sido feliz ontem.
A maior parte das nossas dores é fruto dos restos de ontem
ou dos medos do amanhã.
Viva o dia de hoje com sabedoria...
Decida como irá alimentar os seus minutos, o seu trabalho,
 o seu descanso...
Faça tudo o que seja possível para que o dia de hoje seja seu,  
  já que ele lhe foi dado tão generosamente.
Respeite-o de tal maneira que, quando for dormir,
 você possa dizer:
hoje eu fui capaz de viver e amar...
Hoje fui feliz
 
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As crianças aprendem o que vivenciam


Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a ordenar.
Se convivem com hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que a cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alfabeto do Estudante




Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida.
Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade.
Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
Evite críticas e promova a amizade e a união.
Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você.
Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
Habitue-se a prestar atenção às aulas.
Insista no que vale a pena.
Julgue, analise, antes de falar e concluir.
Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas.
Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição.
Não estude só para a escola, mas para a vida.
Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Querer é poder. Quem se esforça consegue.
Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura.
Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo.
Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro.
X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."
Autor: ( Desconhecido )
 
 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Educação com respeito

    A educação tem que ser baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processam através do exemplo, do diálogo e da compreensão. Como já dizia Coelho Neto “A educação pelo medo deforma a alma”.
    Na educação quando corrigimos, ajudamos; mas quando encorajamos e incentivamos, valorizamos muito mais.
    Para que a criança cresça e tenha um futuro com responsabilidade, é necessário que haja união entre pais e filhos, escola e família.
    Educar não é tarefa simples nos tempos atuais. Exige muita vontade, determinação, persistência e muita paciência.
    Devemos resgatar alguns princípios do passado, em que ensinavam principalmente o respeito pelo próximo, com isto ressaltaremos as diferenças e saberemos analisá-las para cometermos erros menores, já que todo ser é suscetível a equívocos, pois é inerente ao ser humano.
    Na infância e adolescência é importantíssimo escolher boas escolas e essas escolhas têm que ser em relação a quem vai aprender, pois se gosto aprendo, não precisa ser a escola mais famosa ou a mais cara ou ainda a mais bonita, mas é preciso escolher aquela que nos sentimos bem ou que nossos filhos gostem.
    Com amor e muita dedicação por parte dos mestres e principalmente dos pais ou responsáveis pelo educando é que chegaremos a uma educação de verdade, sem politicagem, pois o sucesso não tem patriotismo, nem cor, nem raça e muito menos condições sociais, mas tem uma coisa primordial, a vontade e o respeito.