"A Vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e a peça termine sem aplausos."(Charles Chaplin)

Contador de Visitas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As crianças aprendem o que vivenciam


Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a ordenar.
Se convivem com hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que a cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alfabeto do Estudante




Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida.
Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade.
Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
Evite críticas e promova a amizade e a união.
Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você.
Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
Habitue-se a prestar atenção às aulas.
Insista no que vale a pena.
Julgue, analise, antes de falar e concluir.
Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas.
Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição.
Não estude só para a escola, mas para a vida.
Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Querer é poder. Quem se esforça consegue.
Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura.
Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo.
Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro.
X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."
Autor: ( Desconhecido )
 
 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Educação com respeito

    A educação tem que ser baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processam através do exemplo, do diálogo e da compreensão. Como já dizia Coelho Neto “A educação pelo medo deforma a alma”.
    Na educação quando corrigimos, ajudamos; mas quando encorajamos e incentivamos, valorizamos muito mais.
    Para que a criança cresça e tenha um futuro com responsabilidade, é necessário que haja união entre pais e filhos, escola e família.
    Educar não é tarefa simples nos tempos atuais. Exige muita vontade, determinação, persistência e muita paciência.
    Devemos resgatar alguns princípios do passado, em que ensinavam principalmente o respeito pelo próximo, com isto ressaltaremos as diferenças e saberemos analisá-las para cometermos erros menores, já que todo ser é suscetível a equívocos, pois é inerente ao ser humano.
    Na infância e adolescência é importantíssimo escolher boas escolas e essas escolhas têm que ser em relação a quem vai aprender, pois se gosto aprendo, não precisa ser a escola mais famosa ou a mais cara ou ainda a mais bonita, mas é preciso escolher aquela que nos sentimos bem ou que nossos filhos gostem.
    Com amor e muita dedicação por parte dos mestres e principalmente dos pais ou responsáveis pelo educando é que chegaremos a uma educação de verdade, sem politicagem, pois o sucesso não tem patriotismo, nem cor, nem raça e muito menos condições sociais, mas tem uma coisa primordial, a vontade e o respeito.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Professores em Greve...


ão tempos em que os que cuidam, não são cuidados; os que educam, não são valorizados; os que amam, sofrem com o deboche dos que não acreditam mais no amor. Assim, apatias e desencantos tornam mais difícil a arte de educar. Feridos em sua dignidade, nossos professores resistem bravamente à luta pela implantação do piso nacional e plano de carreira...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mensagem para início do ano letivo...

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada.Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz.Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.
GABRIEL CHALITA(Educar em Oração)

sábado, 8 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO!!!


O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...
Depende dos que vão conosco!

Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.