"A Vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e a peça termine sem aplausos."(Charles Chaplin)

Contador de Visitas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Educação com respeito

    A educação tem que ser baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processam através do exemplo, do diálogo e da compreensão. Como já dizia Coelho Neto “A educação pelo medo deforma a alma”.
    Na educação quando corrigimos, ajudamos; mas quando encorajamos e incentivamos, valorizamos muito mais.
    Para que a criança cresça e tenha um futuro com responsabilidade, é necessário que haja união entre pais e filhos, escola e família.
    Educar não é tarefa simples nos tempos atuais. Exige muita vontade, determinação, persistência e muita paciência.
    Devemos resgatar alguns princípios do passado, em que ensinavam principalmente o respeito pelo próximo, com isto ressaltaremos as diferenças e saberemos analisá-las para cometermos erros menores, já que todo ser é suscetível a equívocos, pois é inerente ao ser humano.
    Na infância e adolescência é importantíssimo escolher boas escolas e essas escolhas têm que ser em relação a quem vai aprender, pois se gosto aprendo, não precisa ser a escola mais famosa ou a mais cara ou ainda a mais bonita, mas é preciso escolher aquela que nos sentimos bem ou que nossos filhos gostem.
    Com amor e muita dedicação por parte dos mestres e principalmente dos pais ou responsáveis pelo educando é que chegaremos a uma educação de verdade, sem politicagem, pois o sucesso não tem patriotismo, nem cor, nem raça e muito menos condições sociais, mas tem uma coisa primordial, a vontade e o respeito.