"A Vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e a peça termine sem aplausos."(Charles Chaplin)

Contador de Visitas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cruz e Souza

CRUZ E SOUZA

Na última semana, a professora Márcia Ratacheski fez um trabalho maravilhoso com seus alunos a respeito da literatura brasileira. Ela trabalhou em cima das obras literárias de Cruz e Souza, escritor catarinense conhecido como "o Cisne Negro" que abordou o estilo gótico, onde  predomina a subjetividade.


A DOR

Torva Babel das lágrimas, dos gritos,
Dos soluços, dos ais, dos longos brados,
A Dor galgou os mundos ignorados,
Os mais remotos, vagos infinitos.
Lembrando as religiões, lembrando os ritos,
Avassalara os povos condenados,
Pela treva, no horror, desesperados,
Na convulsão de Tântalos aflitos.
Por buzinas e trompas assoprando
As gerações vão todas proclamando
A grande Dor aos frígidos espaços...
E assim parecem, pelos tempos mudos,
Raças de Prometeus titânios, rudos,
Brutos e colossais, torcendo os braços!


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

I Recital de Poesias

No dia 03/09/10 a EEB Tenente Ary Rauen realizou o I Concurso de Recitação de Poesias. Houve duas categorias: a infantil e a juvenil. Os alunos e professores se dedicaram e se empenharam incondicionalmente e o resultado não poderia ser outro: Um sucesso!!!
A disputa foi acirrada, os alunos declamaram, interpretaram, investiram em cenários e não falharam...
Parabéns! Vocês são maravilhosos e nos trazem orgulho sempre!


Timidez (Cecília Meireles)
Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...
- mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...
- palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
- que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...
e um dia me acabarei.

Como matar mosquitos ecologicamente

Como matar mosquitos ecologicamente

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (compra na loja de produtos naturais) e uma garrafa plástica de 2 litros

A seguir estão os passos a desenvolver:

1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:

 

 2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar depois e despejar na metade de baixo da garrafa.


 

Parte 2
3. Acrescentar a Levedura. Não há necessidade de misturar.
Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
 


5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.


Em duas semanas você vai ver a quantidade  de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.



Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar  esse método muito útil em  escolas, creches, hospitais e residências.


Não se esqueça da dengue.